Pão

Pão

Sabemos que a Arrábida é fonte de vinhos e ponto de encontro para o Queijo de Azeitão. Só falta mesmo, o pão. Tradicional e rico em sabor, o pão produzido nos três concelhos da Arrábida consegue fazer a comunhão ideal com o vinho e o queijo e não só. Seja em pratos de carne ou de peixe, o pão tradicional deve sempre estar na mesa. Já diz a sabedoria popular: “mesa sem pão, mesa de vilão” ou “casa sem pão, todos ralham e ninguém tem razão”. Este é um tipo de pão caseiro que já se encontra certificado e com denominação de origem. Para saber mais, visite a Moagem de Sampaio, em Sesimbra.

Em Palmela, os tradicionais fornos de lenha mantêm ainda a produção do característico pão da região. O Centro de Moinhos Vivos, situado na Serra do Louro, comercializa pão de farinha de trigo proveniente dos seus moinhos, também cozido em forno de lenha.

O valor patrimonial e cénico dos Moinhos de Vento da Serra do Louro traduz a necessidade de se preservar uma tradição. Desta forma, com o apoio do Parque Natural da Arrábida, alguns dos seus proprietários têm vindo a recuperá-los. É o caso do Centro “Moinhos Vivos” que mantém dois moinhos de vento em plena atividade, que produzem e comercializam pão a partir de farinha de trigo