2.ª fase do Hub10- Estrada dos 4 Castelos Projeto adjudicado
A Câmara Municipal de Palmela adjudicou, pelo valor de 64.500 euros, o projeto de execução para a 2.ª fase do Hub10 – Beneficiação da Estrada dos 4 Castelos, na freguesia de Quinta do Anjo, que vai abranger uma extensão de mais de 4 km. O projeto integra uma candidatura aprovada pelo PORLisboa 2020, dando seguimento à 1.ª fase do Hub10, que está a decorrer na zona de Vila Amélia.
Está prevista a beneficiação da plataforma viária, a criação de corredores pedonais acessíveis e de um corredor ciclável e ainda a beneficiação das bermas, tratando as soluções de estacionamento, onde necessário. O projeto vai ainda definir as soluções para a drenagem das águas pluviais, um dos principais problemas existentes, com reflexos na segurança e encargos de manutenção da via.
O objetivo é qualificar a Estrada dos 4 Castelos, melhorando as condições de segurança rodoviária, e promover a articulação dos diferentes modos de mobilidade e circulação, nomeadamente, peões, velocípedes, transportes públicos e individuais, de passageiros e de mercadorias.
Recorde-se que os concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, que partilham a gestão da Arrábida, estão, desde dia 29 de maio, unidos por uma marca comum, destinada a promover um conjunto alargado de projetos com forte impacto no desenvolvimento social, económico e ambiental da região. “Território Arrábida – Património Partilhado” é a marca que unifica a política de implementação dos projetos intermunicipais, com áreas de atuação que vão da mobilidade urbana à inclusão social, passando pelo desenvolvimento do turismo sustentável. Esta marca surge como um catalisador lógico da Declaração de Compromisso, documento firmado em 2017 para a concretização destes projetos e respetivas ações, candidatados a apoios comunitários e que, entretanto, já estão concluídos ou se encontram a decorrer.